Rss
0

Mais um Lutero?




Desgarrei-me como a ovelha perdida; busca o teu servo, pois não me esqueci dos teus mandamentos.
Salmos 119:176
Com certeza, qualquer um de nós já ouvimos falar dele em nossos livros de História, em nossas igrejas e até mesmo em livros de Direito ou Hermenêutica (Interpretação de Textos).Tinha tudo para ser mais um professor de uma simples cidade da Alemanha (Wittemberg), com a responsabilidade apenas de apresentar as tradições e costumes ordenados por Roma,lecionando a cadeira de Teologia. Entretanto,este homem decidiu ir mais longe. Decidiu como desafio de sua vida encontrar um Deus verdadeiramente misericordioso.

Durante este percurso,deparou-se com uma dura realidade que bastante o entristeceu. Viu uma realidade em que o grande clero de Roma estava repleto de ministros corrompidos e totalmente descompromissados com palavra, que julgavam ter sua autoridade baseada em sua posição eclesiástica ou em grandes escritos tradicionais da igreja. Viu  um mercado que negociava a salvação dos indivíduos e santificava objetos em busca de fortalecer um império eclesiástico, mostrando um Deus implacável em seu juízo ,mas que era capaz de negociar seus juízos através de obras ou contribuições para o Santo Tesouro.

Resolveu levantar-se como uma voz para pôr á tona os desvios teológicos instituídos pelo clero e críticas ás autoridades responsáveis pelo financiamento e apoio a estas atitudes. Mas principalmente, empenhou-se em pregar a justificação pela fé em Deus,mostrando que nenhuma de nossas obras poderiam nos aproximar dele, mas o peso dos nossos pecados já havia caído sobre a cruz de Cristo e seu Amor poderia ser alcançado por todos aqueles que nele crerem. Defendeu o amplo acesso da população ás escrituras e o total apego ao Evangelho de Cristo, sendo responsável pela tradução da bíblia para o idioma alemão.

O efeito de seus escritos abalou milhões de pessoas em sua época e influenciando a muitos para seu posicionamento teológico e sua visão de fé Cristã. Como resposta do Clero,Lutero foi excomungado por não retratar-se de seus escritos,além de todos eles terem sido declarados como heresias. De fato, Lutero abalou o mundo de seus dias e até hoje seus escritos e suas consequências são vistas em nossa sociedade.

Acredito que a maior parte de nós condenaria as mesmas atitudes que ele também se posicionou contra. Entretanto, ao observar a minha vida,várias vezes me vejo em várias situações em que também seria condenado. Quando deixo de compartilhar o amor de Deus ás pessoas que estão ao meu redor. Quando negocio a vontade de Deus em minha vida pelas oferendas que o mundo põe á minha frente. Quando muitas vezes valorizo outras fontes acima da Santas Escrituras que o Senhor nos deixou. Quando deixo meu orgulho religioso acima do Amor de Cristo pelas pessoas.

Um velho reitor da Universidade de Wittemberg previu,ao falar de Lutero "Este frade derrotará todos os doutores; introduzirá uma nova doutrina e reformará toda a igreja; pois ele se funda sobre a palavra de Cristo, e ninguém no mundo pode combater nem destruir esta Palavra..." .Pensemos nestas palavras.

Marcos Falcão, mais um simples pecador que deseja estar próximo e compartilhar deste Deus de misericórdia ;)

Um grande abraço a todos, na paz de Cristo!




0 comentários:

Postar um comentário